sábado, 12 de setembro de 2009

Julgamento

Para mim, a maioria das pessoas nao tem uma verdadeira compreensao da palavra julgamento. Quando fala-se em julgamento, o que se pensa, em primeira instancia, e 'justica', final feliz, solucao.
A meu ver, justica e uma palavra que pode trazer, ao mesmo tempo, beneficios, maleficios e desentendimentos. Aquele que e julgado, pode ter sua acao e/ou crencas aceitos, o que lhe fara feliz e satisfeito, assim como pode te-los recusados, o que lhe fara triste ou rebelde. Pode tambem gerar mal-entendidos, brigas e dissabores. E estara sujeito a ter o resultado de um jeito que nao esperava.
O julgamento, como vemos e vivemos, e nada mais que um sistema que leva aquele que julga a ser posteriormente julgado. Um circulo de auto-destruicao.
Se eu aponto uma caracteristica e a determino 'defeito', 'problema', 'erro' , me sujeito a ter meu ponto de vista tambem analisado e criticado. E quando faz-se uma critica, tem-se a obrigacao, a partir do momento, de nao fazer o mesmo. A atencao redobrada causa uma tensao sem fim.
Julgamento e como uma faca de dois gumes: quando julgo a mim mesma, cresco, porque aprendo com meus erros; quando julgo ao outro, me dou ao direito de receber o mesmo tratamento, por isso causo dano a mim mesma.
Aquele que nao conhece a si proprio, nao pode se julgar. Aquele que nao tem o foco em si comeca a ter seu foco no outro. Aquele que ve muito do outro, se ve no outro e, erroneamente, se acha no direito de opinar. Por fim, aquele que opina esquece de si e, sem perceber, acaba dentro do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Annandale, VA, United States