domingo, 9 de agosto de 2009

Como fica o que nao se pode comprar?

Nesse um ano de Estados Unidos, vivi e presenciei muitas coisas.
Devo admitir que ultimamente tenho me sentido incomodada com os Americanos. Sim, eu decidi vir pra ca por livre e espontanea vontade. Entretanto esse incomodo diz respeito especificamente aos Americanos que tenho conhecido na minha vida social noturna.
Que Americano mal sabe onde fica seu proprio umbigo, nao e novidade. Por isso escrever que eles nao sabem que o Brasil e o maior pais da America do Sul, que nosso idioma e o Portugues e nao o Espanhol, e que nao temos carnaval o ano todo, e que as mulheres nao saem nuas nas ruas, e que nosso 'principal' orcamento nao e proveniente de prostituicao, isso e redundancia. Me surpreendeu saber, outro dia, que alguns Americanos desconhecem o Hawaii como parte do territorio americano. Parece absurdo, mas nao tao absurdo pra quem convive com a populacao desse lugar, e tem um pouco de conhecimento sobre a cultura - ou falta de cultura - dela.
Por falar em cultura, Americano cultua o dinheiro. So o que falta pra completar o cumulo desse culto e eles passarem a mostrar o extrato bancario no primeiro encontro. Sim, eles sao extremamente ligados ao dinheiro. Fazem questao de comentar sobre o emprego, sobre o carro novo, a casa em reforma, sobre o barco recem trocado ou qualquer acontecimento da especie. Detalhe que tudo isso e revelado sem, ao menos, voce ter perguntado ou ter ideia da existencia de um desses itens. A exibicao chega a ser superior a capacidade da tela de um cinema. A futilidade e desprezivel.
Dia-a-dia vejo muitos homens bonitos, elegantes, sensuais e atraentes nesse pais. Mas apos todo esse tempo, so a beleza fisica nao e mais o bastante pra mim. A superficialiade bate recorde. Passei da fase onde o conteudo e dispensavel.
O engracado de tudo isso e que ouco alguns Americanos reclamarem das mulheres Americanas e do interesse por dinheiro. Mas de quem e a culpa? Os homens 'se poem na vitrine a venda' e as mulheres 'compram'. E literalmente a juncao do 'util ao agradavel'. Se o namorado nao presenteia com joias ou leva a restaurantes caros, nao e o suficiente para a mulher apresentar pra familia. Pra compensar esses pequenos regalos, as mulheres se matam na dieta e na manutencao do corpo perfeito porque serem lindas e gostosas e o que vai lhes conferir a senha de acesso aos cartoes de credito sem limite, futuras aplicacoes de botox, implantes de silicone e sessoes de lipoaspiracao. E mulher que quer ser madame, existe de monte aqui. Elas tem a chave e os homens aceitam de bracos abertos o cativo. Quando se veem estao presos. E os homens daqui gostam de ser dominados que so eles.

Como tudo, aqui tambem tem os dois lados. E a excecao tem me mostrado muitas mulheres inteligentes, homens que sabem mais dos Estados Unidos e do mundo do que eu poderia ter ouvido. Tive e tenho o prazer de conviver com pessoas que acham que o trabalho leva ao dinheiro, mas que o dinheiro nao e tudo. Conheco pessoas que se interessam por outras culturas, e que veem outros paises com respeito e admiracao. Prezam a boa alimentacao visando a saude saudavel e nao somente um corpo perfeito.
Porem para as Americanas comuns, ' beleza nao poe mesa', e elas, alem de 'nao querem comer no chao', ainda exigem talheres de prata...

A futilidade aqui e visivel, mas e parte da cultura. Minha opiniao nao vai fazer com que algo seja mudado, embora nao tenha a menor intencao ao escreve-la. Afinal, e ate interessante ver tudo isso e sentir certa repulsa. Isso significa que alguma coisa mudou em minha cabeca. Algo que faz parte da evolucao, da maturidade adquirida com o tempo.
Essa percepcao, por outro lado, me deixa curiosa... quanto tempo ainda os Americanos e Americanas pretendem cultivar seus vacuos dentro do cranio? Porque, segundo as minhas pesquisas, ainda nao foi aberto o comercio para venda de cerebro ou inteligencia... e tem coisas que o dinheiro nao compra. Pelo menos ainda nao...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Annandale, VA, United States