domingo, 26 de julho de 2009

Mae


Acabei de entrar no meu blog e no painel uma postagem da Li falando sobre ser mae, preocupacoes de mae, de ser exemplo. Ela se diz preocupada sobre seu passado, e sobre o que quer pra sua filha no futuro. O mais engracado e que decidi entrar no meu blog justamente pra fazer uma postagem a respeito disso: ser mae.
Nao, eu nao estou gravida - e nao pretendo ser mae tao cedo, rs.
Acontece que ha 10 dias, saiu o resultado da Unifal e minha irma passou no vestibular, e isso me fez pensar em quanto eu me orgulho da minha mae...
Entao alguem pode perguntar: sua irma passou no vestibular e voce se orgulha da sua mae?
Sim! Absolutamente!
Minha mae foi mae pela primeira vez aos 18 anos e pela segunda vez aos 23 e, embora ela tenha recebido apoio e ajuda dos meus avos maternos, o 'trabalho' duro foi, na maior parte, dela.
Ela educou, criou, trabalhou pra que nunca nos faltasse boa alimentacao, que sempre estivessemos bem vestidas.
Foi ela quem nos apresentou a vida social, nos levou ao parque, a piscina nos finais de semana, ao circo e aos shows dia 16 de setembro.
Ela comprava biju na portaria do parque, nos levava pra andar de trenzinho, me levou pra assistir a todos os filmes dos Trapalhoes. E me levou na primeira balada.
Foi ela quem se esforcou pra nos dar boa educacao na escola e pra vida.
Foi ela quem esteve nas apresentacoes da escola, do ballet, na minha monografia.
Foi ela quem me carregou no colo, com 8 anos quando tomei a minha primeira benzetacil.
Ela que esteva no quarto do hospital quando, com 9 meses recebi alta da minha operacao de hernia.
Foi ela quem entregou, por tres meses seguidos, todo o seu salario pra colocar aparelho nos meus dentes tortos, porque se preocupava com a minha auto-estima.
Foi ela que me ajudou nas primeiras semanas em Aparecida e foi ela quem foi me levar e buscar no aeroporto...
Foi ela quem esteve nos dias de sol e chuva, saude e doenca, nos dia tristes e felizes ao nosso lado - mesmo que a distancia, por termos nos mudado.
Foi ela quem me ensinou o valor de todas as coisas: do dinheiro, do trabalho, mas principalmente do carater e do respeito.
Foi atraves dela que eu e minha irma nos tornamos mulheres de sucesso, trilhando nossos caminhos, e pouco a pouco nos tornando independentes.
Foi atravez das maos delas que aprendemos que temos alguem para nos segurar, e atraves dela que aprendemos a dar os passos em direcao aos caminhos corretos.
Minha mae nao e perfeita, como ninguem... poderia enumerar varios defeitos dela, e criticar varios feitos dela no passado. Mas por que eu o faria, se tudo o que ela fez foi tentando acertar? E pra que criticar se os meios levaram ao resultado desejado: ser uma mae exemplar!

Eu entrei pra escrever isso: nao importa o quanto uma mae erra, quantos defeitos ela tem, se no final tudo o que ela fez e pensando no melhor pro filho. Um filho de boa mae, tera desvios de conduta, porque a vida oferece boas e mas oportunidades. Entretanto uma mae de verdade sempre estara la para corrigi-lo, educa-lo, mas tambem para dar colo e principalmente amor.
Uma mae que se preocupa com os 'erros' que cometeu no passado porque ama e quer o melhor pro seu filho, pode ter certeza que esta no caminho certo, assim como a minha mae sempre esteve, pois colocar um filho no mundo e bem facil. Ter responsabilidade o suficiente para enfrentar os reveses da vida em prol desse filho, ter o moral necessario para corrigir, e o tempo necessario para dispender, embora deveria ser regra, infelizmente acaba por ser o diferencial.
Mamae, me desculpa por cada noite mal dormida - ou nao dormida.
Obrigada por cada palmada ou castigo.
Obrigada pelos Tablitos e pelos Cornettos.
E perdao por cada lagrima derramada. Voce nao merece nada menos do que o melhor!
Te amo e obrigada por cada vitoria, elas sao, nada menos que gracas a voce, sua coragem,forca e amor!


Um comentário:

  1. Nicolly, meu Deus, que palavras são essas?! Estou aqui chorando... Cada palavra soou tão verdadeira... Linda mensagem e faço de suas palavras as minhas a minha querida mãe... Elas são MARAVILHOSAS!!!

    Milhões de beijos flor...

    Estou indo pra CT em Setembro...

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Annandale, VA, United States