terça-feira, 7 de abril de 2009

Julgamento

Ha muito tempo me preocupei com o julgamento que outrem fizera de mim. Me preocupava com meu modo de vestir, se estava com roupa demais ou de menos; me preocupava com minha forma de agir; nao expunha meus pensamentos com medo do que as pessoas iriam achar.
Por diversas vezes me preocupei com meu corpo, se estava gorda ou magra demais; se era muito baixa, me preocupava com meu estilo, me preocupava com o mundo ao meu redor.

Durante muito tempo me preocupei muito com minha maneira de sentar, gesticular, dar risada, nao me sentia segura nos lugares onde ia, nem a vontade com as pessoas ao meu redor.
Naquela epoca nao sabia o que me faltava: auto-estima... Mas hoje posso afirmar: como me conheco bem!... Muito bem pra ser honesta. Principalmente nos ultimos meses, o auto-conhecimento foi o caminho que tem me levado a tomar determinadas atitudes, as quais jamais teria tomado no passado, das quais nao me arrependo um segundo sequer. Esse auto-conhecimento tem feito com que eu me mostre como realmente sou, sem vergonha, ou restricoes, sem esperar por aceitacao.

Ha um mes estou em dieta, voltei pra academia e tenho feito isso porque quero ter um corpo saudavel e ter orgulho quando ver meu reflexo no espelho.

Descobri que salto alto tem mais a ver com educacao e respeito do que com parecer mais alta.

As minhas acoes sempre surtiram efeitos e gerado consequencias. Porem agora eu as compro e vendo sem medo.

Durante muito tempo na minha vida, sofri com criticas alheias, mas hoje elas simplesmente passam por mim.

Ha quem diga que nao se conhece, ou que um outro lhe conhece melhor do que si proprio. Eu ja passei por isso, e o fazia por medo de me olhar de verdade, de enfrentar meus defeitos, minhas limitacoes, porque o pior julgamento que alguem pode receber e o julgamento de si proprio. Quando voce percebe que esta sabotando a si mesmo, nao ha quem possa ajudar. E isso doi.
Um dia escrevi no meu orkut:

... aspessoas que me conhecem superficialmente, certamente não irão me aconselhar, provavelmente me criticam, eventualmente apontam meus erros e defeitos com a finalidade de me diminuir; isso, diga-se de passagem, o fazem por desconhecerem minha origem, meu moral e principalmente meu caráter.
Para essas pessoas, que tecem opiniões e considerações INFUNDADAS a meu respeito, somente tenho a oferecer meu desprezo e desdém.

Tenho certeza que esse foi o ponto de partida do meu auto-conhecimento.
Porque nao e o que dizem a meu respeito que me torna melhor ou pior. Mas a concepcao que eu mesma tenho de mim.

Ninguem pode ser melhor se nao se conhece. Por outro lado nao percebe o quao ruim tem se tornado ate chegar ao fundo do poco.

Quem pode fazer o melhor na sua vida e nao o faz nao e por falta de conselho, mas por falta de auto-conhecimento.

Um comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Annandale, VA, United States